Goiânia é a 2ª capital do Brasil com mais árvores em vias públicas; aponta IBGE

Os números referem-se ao Censo de 2022 do IBGE, mas só foram divulgados nesta quinta (17)

Goiânia é a segunda capital mais arborizada do Brasil, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conhecida nacionalmente por sua vegetação urbana, a metrópole fica atrás apenas de Campo Grande (MS). A informação faz parte da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, com base no Censo Demográfico de 2022.

De acordo com o levantamento, 89,6% dos moradores de Goiânia vivem em áreas residenciais cujas calçadas, sejam em frente a casas, avenidas ou praças, contam com uma ou mais árvores. Campo Grande lidera o ranking com 91,4%. O estudo considera exclusivamente a arborização nas vias públicas urbanas, sem incluir parques ou áreas verdes protegidas.

A análise avalia dez elementos de infraestrutura urbana, como pavimentação, presença de calçadas, iluminação pública, sinalização para bicicletas, rampas de acessibilidade e arborização. Goiânia aparece com bons índices em todas as áreas.

Em nível nacional, o IBGE apontou que mais de 66% da população brasileira vive em vias com algum tipo de arborização. No entanto, a densidade varia: 32,1% das pessoas estão em ruas com cinco ou mais árvores, enquanto 33,7% moram em locais sem nenhuma árvore.

Entre os estados, Mato Grosso do Sul lidera com o maior índice de arborização urbana (92,4%). Sergipe apresenta o menor (38,5%). Na Região Centro-Oeste, todos os estados aparecem com altos índices: Goiás (81,9%), Distrito Federal (84,2%) e Mato Grosso (80,9%). Já na Região Norte, os percentuais são mais baixos, como no Acre e no Amazonas, ambos com 42,1%.

Fonte: Mais Goiás

Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *