A aeronave que decolou de Ahmedabad com destino a Londres transportava 242 pessoas entre passageiros e tripulantes
Um avião da Air India, com destino ao Aeroporto de Gatwick, em Londres, caiu logo após a decolagem do aeroporto de Ahmedabad, na Índia, na quinta-feira (12), deixando pelo menos 204 mortos e dezenas de feridos. A aeronave transportava 242 pessoas entre passageiros e tripulantes.

Pessoas se reúnem perto de um prédio danificado e de árvores enquanto bombeiros trabalham no local onde um avião da Air India caiu em Ahmedabad, Índia, em 12 de junho de 2025. REUTERS/Amit Dave TPX IMAGENS DO DIA
O que aconteceu?
O voo AI171 da Air India partiu do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, às 13h39, horário local (5h39 em Brasília), informou a Air India. O pouso estava previsto para às 18h25, horário britânico, no aeroporto de Gatwick, em Londres.
O avião caiu logo após a decolagem de Ahmedabad, onde todas as operações foram suspensas desde então.
De acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24, o sinal da aeronave foi perdido “menos de um minuto após a decolagem”. Os dados de rastreamento indicam que o avião estava a uma altitude de 625 pés (190 metros) quando o sinal foi perdido.
A aeronave fez um chamado de emergência (mayday) para o controle de tráfego aéreo, informou o órgão regulador de aviação da Índia. Após isso, não houve resposta da aeronave.
Onde o avião caiu?
O avião caiu em uma área residencial chamada Meghani Nagar. A polícia informou à agência de notícias ANI que a queda ocorreu em um alojamento de médicos.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Randhir Jaiswal, afirmou em coletiva de imprensa que “perdemos muitas pessoas”. O chefe da polícia de Ahmedabad, GS Malik, disse que 204 pessoas morreram e 41 ficaram feridas.
Não se sabe se essas 204 pessoas estavam todas no avião ou se algumas estavam no solo quando a aeronave caiu.
Inicialmente, Malik afirmou que aparentemente não havia sobreviventes no acidente e que “alguns moradores locais” também teriam morrido devido ao local da queda.
Posteriormente, ele disse que uma pessoa sobreviveu, sendo essa pessoa um cidadão britânico.

Britânico que supostamente sobreviveu foi identificado como Vishwash Kumar Ramesh, que estava sentado na poltrona 11A (Reprodução/X)
Quantas pessoas estavam à bordo?
Havia 242 passageiros e membros da tripulação a bordo, segundo a Air India. Entre os passageiros estavam 53 cidadãos britânicos, 169 indianos, um canadense e sete portugueses. A aeronave — um Boeing 787-8 Dreamliner — tinha um total de 256 assentos.
O homem britânico que supostamente sobreviveu foi identificado como Vishwash Kumar Ramesh, que estava sentado na poltrona 11A.
Um “centro de emergência foi ativado” e uma equipe de apoio foi montada para as famílias que buscam informações, disse o presidente da Air India, Natarajan Chandrasekaran.

Aeronave Boeing 787 Dreamliner da Air India, com registro VT-ANB, sobrevoa Tóquio, Japão, em 27 de abril de 2025, nesta imagem obtida das redes sociais. Koki Takagi via REUTERS
Qual era o avião?
A aeronave envolvida foi um Boeing 787-8 Dreamliner, e o acidente com a Air India é a primeira vez que esse modelo sofre uma queda dessa natureza. O modelo foi lançado há 14 anos. Há apenas seis semanas, a Boeing comemorou o marco de ter transportado um bilhão de passageiros.
Em um comunicado, a Boeing afirmou: “Estamos em contato com a Air India a respeito do voo 171 e prontos para apoiá-los. Nossos pensamentos estão com os passageiros, tripulação, socorristas e todos os afetados.”
A Air India opera uma frota de mais de 190 aviões, incluindo 58 aeronaves Boeing, segundo seu site oficial.

Dabu Patni chora ao receber a notícia da morte de seu irmão Akash Patni, que faleceu quando o avião Boeing 787 Dreamliner da Air India caiu em Ahmedabad, Índia, em 12 de junho de 2025. REUTERS/Amit Dave TPX IMA.
Qual foi a reação?
A Air India confirmou no X que o voo “esteve envolvido em um acidente hoje após a decolagem”.A companhia afirmou que está cooperando plenamente com as autoridades que investigam o acidente.
Um porta-voz do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel informou que todas as operações foram suspensas até novo aviso.
O Grupo Tata, proprietário da Air India, anunciou que dará 1 crore de rúpias — o equivalente a R$ 650 mil — às famílias de cada pessoa que morreu no acidente.
O diretor executivo da Air India, Campbell Wilson, expressou seu “profundo pesar” após o incidente. “Este é um dia difícil para todos nós na Air India, e nossos esforços agora estão totalmente focados nas necessidades de nossos passageiros, membros da tripulação, suas famílias e entes queridos”, disse ele em um vídeo.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, declarou estar “chocado e entristecido” com o acidente. “É uma dor que vai além das palavras”, disse no X, acrescentando que esteve em contato com autoridades que auxiliam os afetados.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Sir Keir Starmer, afirmou que as cenas que surgem de Ahmedabad são “devastadoras”. “Estou sendo mantido informado à medida que a situação se desenvolve, e meus pensamentos estão com os passageiros e suas famílias neste momento profundamente angustiante”, disse.
O rei Charles disse que ele e a rainha Camilla ficaram “profundamente chocados com os terríveis eventos em Ahmedabad nesta manhã” e estendeu sua simpatia aos afetados: “Gostaria de prestar um tributo especial aos esforços heroicos dos serviços de emergência e de todos que estão oferecendo ajuda e apoio neste momento tão doloroso e traumático.”
Fonte: Info Money 25